A Caixa Econômica Federal (CEF) começa a liberar, nesta segunda-feira, os saques em dinheiro do auxílio emergencial depositados nas poupanças digitais do banco. Esse tipo de pagamento foi feito para aqueles que não recebem Bolsa Família e que não possuem conta em outro banco. Podem sacar nesta segunda os nascidos em janeiro e fevereiro.
Por que Santa Maria teve mais 384 casos suspeitos em 3 dias
O calendário é escalonado para evitar aglomerações nas agências bancárias e lotéricas. Os recursos creditados na poupança digital podem ser utilizados por meio do aplicativo Caixa Tem para pagamentos e transferências, entre outros serviços. Quem indicou conta bancária anterior ou vai receber os R$ 600 em substituição ao Bolsa Família não tem restrição para saque.
Veja o cronograma para saque:
- 27 de abril - nascidos em janeiro e fevereiro
- 28 de abril - nascidos em março e abril
- 29 de abril - nascidos em maio e junho
- 30 de abril - nascidos julho e agosto
- 04 de maio - nascidos em setembro e outubro
- 05 de maio - nascidos em novembro e dezembro
O calendário do saque em espécie foi instituído pela Caixa com o objetivo de evitar aglomerações nos pontos de atendimento. Para realizar o saque, é preciso atualizar o aplicativo "CAIXA Tem", fazer o login, selecionar a opção "saque sem cartão" e informar o valor a ser retirado. O app vai gerar um código autorizador para saque, com validade de duas horas, que deve ser utilizado nos caixas eletrônicos, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui.
A CEF ressalta que continua disponível a opção de utilização dos recursos creditados na Poupança Social Digital pelo aplicativo, para pagamento de boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras, bem como para transferências, entre outros serviços.
BALANÇO
Desde 9 de abril, quando teve início o pagamento do Auxílio Emergencial do Governo Federal, a CAIXA já creditou o benefício para 39,1 milhões de pessoas, num total de R$ 27,7 bilhões. Dentre os inscritos pelo app/site, 15,2 milhões já receberam o auxílio.
Até às 14h desta segunda-feira (27), 48,4 milhões de cidadãos já se cadastraram para recebimento do benefício. O site auxilio.caixa.gov.br superou a marca de 383 milhões de visitas e a central exclusiva 111 registra mais de 86 milhões de ligações. O aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial soma 63,8 milhões de downloads e o aplicativo CAIXA Tem, para movimentação da poupança digital, supera 52,7 milhões de downloads.